quinta-feira, 24 de março de 2011

Caracteristicas da Pintura Bauernmalerei

A pintura Bauer, tem como elementos básicos as tulipas, as margaridas e a rosa monn. Com o passar do tempo, as flores tornaram-se híbridas originando outras variações. São 35 tulipas,  86 rosas  e incontáveis  modelos de margaridas.

2 comentários:

  1. Oi Maria Aparecida,

    Preservar a cultura local, os costumes, as memórias é importante para firmar a identidade cultural de um povo. Nesse sentido, é primordial ter conhecimento e manter viva na memória as próprias origens.

    Cida, seu blog além de informar sobre o Bauernmalerei em Domingos Martins, também nos leva a refletir sobre a importância de avivar essa cultura silenciada que tanto contribuiu para caracterizar nosso povo. Seu blog é bem completo: informa, ensina, é interativo. Mas, não fique somente no blog, saia da tela e nos ensine o bauernmalerei. Cursos oferecidos no município de Domingos Martins, seria ideal para que as pessoas valorizem, aprendam e divulguem essa cultura antiga e adormecida.

    Observo que em Domingos Martins, não há uma valorização devida para as questões culturais. Muitas famílias do interior possuem em suas casas peças desta pintura feitas por pessoas mais velhas, mas que a geração de pessoas mais novas não tem interesse em aprender. Isso se dá devido a não divulgação desta cultura por parte do município. O patrimônio cultural e material do nosso municipio é muito rico, mas não está sendo bem cuidada. Precisamos fazer algo urgente para que nossa cultura não adormeça para sempre, porque um povo se reconhece como tal, graças às heranças culturais e materiais comuns a essas pessoas.

    Uma das ações que podemos fazer na área da educação é propor através do Projeto Político Pedagógico – finalidades e ações que contribuam para o resgate da cultura.

    O currículo escolar deve ser flexível, conforme as demandas e necessidades culturais emergentes ao contexto escolar. Desta maneira, toda a estrutura escolar, como gestores, corpo docente e funcionários, deve-se mobilizar para a efetividade na valorização da cultura local, não perdendo se o foco pedagógico e de educação formal da instituição escolar. Portanto, seria importante que cada local/unidade escolar pudesse identificar quais são os aspectos mais necessários dentro da cultura para que esta seja trabalhada por todos. Mas, saliento mais uma vez que envolvimento das secretarias municipais de cultura com os demais segmentos do município é essencial para se estabelecer o resgate cultural.

    Quero expor uma citação do artigo da Susie sobre a cultura do povo que aprecio:

    "Quem não vive as próprias raízes não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as raízes nos dão legitimidade"

    SUSIE BARRETO DA SILVA
    http://meuartigo.brasilescola.com/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm

    Maria Parecida, adoro pintar, fazer decoupage e outras “artes”. Meus planos além de me aprofundar sempre na área educacional, tembém é de montar um atelier para trabalhar com artesanato. Se acaso, oferecer o curso de bauer, serei sua seguidora e aluna.
    Parabéns seu blog é maravilhoso! Vou divulgar.
    Abraços!! Eucinéia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eucinéia,

    Também gosto muito de artesanato. Estamos procurando junto aos órgãos governamentais e particulares uam form ade viabilizar um curso no Polo UAB. Quem sabe contaremos com você nesta turma?
    Abraços,
    Cida

    ResponderExcluir